CURIOSIDADES



"Aos 60 anos, Roberto Carlos dedica-se a rejuvenescer sua imagem. 
A primeira quinzena de maio será dedicada à gravação de um CD acústico, com a chancela da MTV. A exemplo de Nirvana, Paralamas do Sucesso, Titãs, Capital Inicial e dezenas de outros grupos estrangeiros e nacionais, Roberto quer renovar sua platéia, reaproximar-se da juventude que um dia capitaneou". 

 "Ao retornar aos palcos, em um show no Recife, em novembro 2000, após quase dois anos de afastamento, Roberto Carlos tinha uns reflexos prateados por cima dos cabelos para dar um charme. Não quis pintar porque já está acostumado". 

 " Cabelos compridos, as roupas coloridas e a gíria - que incluía expressões como "é uma brasa, mora" - viraram moda. "Ele sugeriu que todos nós, cantores da jovem guarda, usássemos cabelos compridos", lembra Wanderley Cardoso, 53 anos. Nessa época, Roberto tinha um Impala vermelho e vivia cercado de garotas, conta Wanderley. "Demorava três horas se olhando no espelho até achar que estava bonito. Aí entrava no palco."

"A jovem guarda foi um fenômeno comercial, com a venda de cintos, botinhas e calças com a marca Roberto Carlos. A euforia durou até 1968, quando a audiência do programa caiu. Mas o Rei estava no final de um ciclo. A partir da década de 70, passou a cantar canções românticas e de inspiração religiosa, após o sucesso estrondoso da canção Jesus Cristo, postura que mantém até hoje. A jovem guarda passou, Roberto ficou".

"Manias e superstições sempre nortearam sua vida. "No início da carreira, quando visitou uma fábrica de automóveis, deu duas voltas no prédio porque queria sair pela porta por onde entrou", lembra Marcos Lázaro, 63 anos, empresário do cantor entre 1963 e 1987. Jamais usou a expressão "fita demo" (gravações em estúdios caseiros), preferindo "fita amo", conta Charlles Nogueira, empresário do Rei até o ano passado. O verbo "morrer" para ele não existe, prefere "terminar". "É uma questão de atitude: Roberto atrai coisas boas com palavras e gestos positivos", explica Nogueira".

"Roberto Carlos compôs Debaixo dos caracóis dos seus cabelos para agradar Caetano Veloso, na época exilado em Londres. Mas nos anos 80, quando Roberto apoiou a censura ao filme Je vous salue, Marie, de Godard, por motivos religiosos, Caetano o chamou de burro e o Rei retrucou dizendo que o baiano havia sido deselegante".

Irmãos: Lauro Roberto Braga (1932), Carlos Alberto Braga (1933) e Norma Moreira Braga (1935)

Casamentos: Cleonice Rossi (1968/1978), Myrian Rios (1980/1989) e Maria Rita Simões Braga, em 08/04/96, falecida em 19/12/99

Filhos: Ana Paula, filha do primeiro casamento de Cleonice Rossi, Rafael Carlos Torres Braga, Roberto Carlos Braga Segundo e Luciana Rossi Braga

Colégios onde estudou em Cachoeiro: Colégio Jesus Cristo Rei e Liceu Muniz Freire

Cursos paralelos: Piano (Conservatório de Música) e violão (os primeiros acordes aprendeu com a mãe)

Primeiras apresentações: rádio ZYL-9 (Cachoeiro de Itapemirim) , aos 9 anos de idade

Saída de Cachoeiro: Foi para Niterói, Estado do Rio, aos 13 anos, passando a estudar no Colégio Brasil, no Fonseca, onde morou

Transferência para o Rio de Janeiro: sua família mudou-se para o bairro de Lins de Vasconcelos  

Primeira apresentação na TV: Tupi (Rio) , no programa de Chianca de Garcia  


Primeira gravação: um 78 rpm com as músicas "João e Maria" e "Fora do tom"(Polydor) em 1959


Primeiro LP: "Louco por você", pela Colúmbia, atual Sony Music, em 1961  


Músicas gravadas em português: 397 (Trezentas e noventa e sete)  
Músicas gravadas em espanhol : 244 (Duzentas e quarenta e quatro)  
Músicas gravadas em Italiano : 061 (Sessenta e uma)  
Músicas gravadas em francês: 04 (Quatro)  
Músicas gravadas em inglês: 12 (Doze), sendo 10 no disco extra de 1981, um  
compacto com a música "Jesus Christ", lançado apenas na Holanda e "Imagine", do disco "Ao vivo"  

Primeira apresentação no exterior: Portugal em 1966  

Primeira apresentação na França: Festival Midden, 1968  

Prêmios internacionais:

1º lugar no Festival de San Remo-XXIII, em 1968, com a canção "Canzone per te"
Grammy (1989, como melhor cantor latino)
Globo de Cristal
Estrela da Fama
Tocha de Prata
Lifetime Activement Award


Shows Produzidos

1970 - "A 200 Km por hora" (estréia no Canecão, Rio, de setembro a novembro 1970);
1973 - "Além da velocidade"(estréia no Canecão, Rio, de novembro/73 a fevereiro/74);
1975 - sem título, também divulgado como "Concerto" (estréia no Canecão, Rio, de novembro/75 a maio/76);
1978 - sem título, conhecido como o show do palhaço. Roberto Carlos se veste de palhaço num determinado momento do espetáculo (estréia no Canecão, Rio, de dezembro /78 a maio/79);
1981 - "Emoções" (estréia no Canecão, Rio, de 11 de dezembro/ 81 a maio/ 82, suspensa entre 23/12 e 06/01, por estafa do cantor);
1987 - "Detalhes" (estréia no Canecão, Rio, de 22/janeiro/87 a 10/maio/87);
1991 - "Coração" (estréia no Canecão, Rio, de 22/fevereiro/91 a 14/abril/91, voltou ao Canecão, reformulado, de 23/janeiro/92 a 23/fevereiro/92 e foi apresentado, novamente atualizado, no Imperator, Rio, de 17/dezembro/92 a 10/janeiro/93);
1994 - "Luz" (estréia para convidados no Teatro Municipal de SP em 03/março/94);
1996 - "Amor" (estréia para convidados no Palace, São Paulo, em 26/março/96);
1998 - "Romântico" (estréia no Metropolitan em 29/janeiro/1998)
2000 - "Amor sem limite" (estréia no Ginásio Geraldão em 11/novembro/2000)

Discos vendidos em 41 anos de carreira: Mais de 83 milhões em todo mundo

Especiais transmitidos pela Rede Globo de televisão: 25 Especiais de Fim-de-Ano

Aos 41 anos de carreira, Roberto Carlos continua sendo o artista número um do Brasil e, por extensão, de toda a América do Sul. Ídolo da juventude e maior expoente da Jovem Guarda na década de 60, Roberto aos poucos foi encontrando sua identidade na música romântica, e desde a década de 70 seus lançamentos vêm se mantendo em patamares superiores a milhões de cópias vendidas. Com o relançamento em CD de toda a sua discografia no ano de 1993, esses números aumentam a cada ano. Segundo pesquisas recentes, ele é o primeiro e único artista latino-americano a vender mais discos do que os Beatles, com mais de 83 milhões de cópias em todo o mundo. 

Roberto Carlos nunca se apegou a modismos ou a seguir correntes. Ele traçou seu rumo e por ele segue deixando um rastro de canções que falam de amor, solidariedade, confiança no amanhã e um astral próprio de um artista acima de tudo carismático. Entre os temas mais abordados em suas músicas está a fé religiosa, uma força inabalável em sua formação, que desde a música "Jesus Cristo" (1970) vem marcando presença em sua discografia ("A montanha", "Fé", "Ele está pra chegar", "Aleluia", "Luz divina" e "Nossa Senhora"). Em 1981, muito antes da ecologia entrar na ordem do dia de todos os povos e continentes, Roberto Carlos evocava, em "As baleias", os problemas com a caça predatória destes mamíferos.

Roberto Carlos é o primeiro e único artista em toda a história da música a gravar dois discos por ano, durante toda a sua carreira  um em português e outro em espanhol, ficando também registrados outros em inglês, francês e italiano. Sua coleção de Discos de Ouro, Platina e Diamante, se colocada lado a lado, daria a volta no Maracanã.

 

"Aos 15 anos de idade, mudou-se com a família para Niterói. Trabalhou como datilógrafo no Ministério da Fazenda".

" No ano de 1972 casou- se no “Uruguai” pois no Brasil não havia divorcio, com Eunice Rossi (Nice) desquitada e mãe de “Ana Paula” a qual Roberto registrou como filha. Desta união nasceram Roberto Carlos Braga II – (Segundinho ou Dudu) e Luciana.  Segundinho nasceu  com problemas de visão, foi operado na Holanda, nos Estados Unidos e assim, Roberto percorre o mundo atrás de cura, hoje Segundinho enxerga parcialmente, porém tem vida normal".  

NO ANO DE 1967, APAIXONADÍSSIMO E SEM PODER REVELAR AO PUBLICO COMPÔS A MUSICA “MEU GRITO” GRAVADA POR AGUINALDO TIMOTEO, MUSICA QUE REVELA TIMOTEO E VAI AOS PRIMEIROS LUGARES DAS PARADAS.

NO INICIO DOS ANOS 80 , PASSOU A VIVER COM A ATRIZ DE TV “ MIRIAN  RIOS “, COM QUE FICA DURANTE 10 ANOS, UNIÃO SEM FILHOS, POREM ROBERTO COMPÕEM  A MUSICA “A ATRIZ”

A história de amor de Roberto Carlos e Maria Rita mereceria figurar entre os mais românticos contos de fadas

Casados desde 1996, eles se conheceram em 1977, quando o cantor fazia um show em Campos do Jordão, interior de São Paulo. Maria Rita, então com 16 anos, foi ao camarim com sua amiga Ana Paula, filha de Cleonice Rossi, a Nice, primeira mulher de Roberto, de quem ele se separara havia pouco tempo. "Maria Rita sempre foi minha amiga. Nos conhecemos no Colégio Dante Alighieri, em São Paulo, onde ela estudava um ou dois anos na minha frente", conta Ana Paula. O rei se encantou pela jovem, mandou flores no dia seguinte, mas a família de Maria Rita não quis ver a filha adolescente sendo cortejada por um homem 20 anos mais velho, e ainda mais recém-desquitado. Mas se passariam 14 anos até o casal se reencontrar, dessa vez num show em Serra Negra, no interior de São Paulo. Não se separaram mais. No início de 1992, Maria Rita mudou-se para o apartamento do cantor, no bairro da Urca, no Rio de Janeiro, e passou a acompanhá-lo em tempo integral. Nas turnês, ao final de cada show, cabia à Maria Rita esperar o rei nos bastidores para entregar-lhe a toalha branca com a qual ele sempre enxugou o suor.

Discreta - O rosto meigo, o sorriso franco e a presença forte. Maria Rita Simões Braga era assim e será sempre lembrada como uma mulher disposta a tudo para agradar ao marido. Desde que passou a viver com o cantor, em 1992, ela adotou para si as superstições dele e fez o impossível para estar ao seu lado, discreta e companheira em tempo integral. Em seu guarda-roupa, não havia espaço para modismos. No dia-a-dia, Maria Rita não abria mão de vestir azul e branco, as cores preferidas do marido.  As demonstrações explícitas de amor enchiam o rei de alegria e orgulho. Ele retribuía cada gesto com a mesma intensidade. 

Admiradora -
Fã incondicional de Roberto Carlos, Maria Rita acostumou-se a contemplá-lo da terceira fila, melhor local para ele enxergá-la, hábito que não abandonou mesmo depois de tornar-se sua mulher, em 15 de abril de 1996. Passadas duas décadas, ela ganhou o privilégio de ler os versos compostos pelo marido e pelo eterno parceiro, Erasmo Carlos (58), em primeira mão. Palpitava sobre eles e até ajudava em alguns casos. Foi Maria Rita quem pesquisou os vários nomes pelos quais Nossa Senhora é conhecida para a canção Todas as Nossas Senhoras, de 1999. Seu gosto pela carreira do marido era tamanho que Erasmo Carlos uma vez declarou: "Maria Rita é nosso melhor ibope."


"Roberto Carlos é o único estrangeiro a ganhar o Festival de San Remo na Itália." 

"Roberto Carlos é o único cantor latino americano a vender mais discos que os Beatles, 76 milhões de cópias em todo o mundo." 

"Está no Guiness: Roberto Carlos é o cantor brasileiro que mais ganhou discos de Ouro, (21), Platina, (20) e Duplo de Platina, (20), num total de 61. Cada disco de Ouro equivale a 100 mil cópias vendidas, o de Platina a 250 mil e Duplo de Platina a 500 mil." 

"A música Apocalipse bateu o recorde de execuções em um só dia, com 3.608, das 7 da manhã às 7 da noite. Para se ter uma idéia da grandiosidade destes números, as dez músicas do LP de 1993, somadas, alcançaram 5.981 execuções." 

"Roberto Carlos ganhou o Grammy, o Oscar da Música, que o consagrou o melhor cantor pop latino." 

"Roberto Carlos é o primeiro e único artista em toda a história da música a gravar dois discos por ano, durante a sua carreira - um em português e outro em espanhol." 

"A sua coleção de discos de Ouro, Platina e Diamantes, se colocada lado a lado, daria a volta no Maracanã." 

"Roberto Carlos foi o primeiro artista nacional a atingir a marca de mais de 1 milhão de discos vendidos a cada lançamento." 

"Em 1988, coube a Roberto Carlos a honra de ter sido o primeiro artista nacional da CBS com um CD lançado no Brasil." 

"Em 1974, a Rede Globo apresentou, pela primeira vez, Especial de Natal com Roberto Carlos, inaugurando uma tradição que se repete até hoje, sempre com a participação de convidados especiais, mostrando que o Rei sempre teve muito mais que um milhão de amigos." 

"A música Amigo, serviu de tema para a visita do Papa João Paulo II ao México, cantada por um coro de crianças em transmissão ao vivo para todo o mundo." 

"Roberto Carlos ganhou da CBS, o Globo de Cristal, prêmio oferecido aos artistas que atingem a marca de 5 milhões de discos vendidos fora de seu país de origem." 

"Em 1981, muito antes da ecologia entrar na ordem do dia de todos os povos e continentes, Roberto Carlos evocava em As Baleias, os problemas com a caça predatória destes mamíferos."