www.mulhervirtual.com.br

 
Beleza da alma
 


Arrependimento
Indicadas para situações especiais, íntimas
Camélia
Brancas representam a beleza perfeita
Camélia 
Rosadas, grandeza da alma Camélia  Vermelhas falam sobre o reconhecimento

 
  Nome científico: Camellia japonica
populares: camélia, japoneira
Etimologia: o gênero foi descrito pelo naturalista sueco Carl Von Linné em sua obra ‘Species Plantarum’ e batizado em homenagem ao missionário jesuíta Georg Kamel
Origem: Ásia
 
   
   
Curiosidade

As Camélia estão entre as mais utilizadas em arranjos florais relacionados às tradições e filosofias orientais.

 ‘A Dama das Camélias’, livro de Alexandre Dumas Filho  a camélia  fonte de inspiração para a criação do romance, devido a exuberância de suas flores.

Algumas espécies deste gênero pertenciam ao gênero Thea, mas este epíteto foi sinonimizado com Camellia quando se observou que as Camellia e Thea não apresentavam qualquer diferença significativa entre si. Todas as espécies de Camellia são designadas, na China, pela palavra mandarim ‘chá’ (椿).

Devido a exuberância de suas flores, serviu de inspiração para a criação do romance ‘A Dama das Camélias’, livro de Alexandre Dumas Filho. A arte de criar arranjos florais tipo ikebana faz muito uso das folhas e flores da camélia.

A espécie Camellia sinensis, dá origem à diversos chás, que variam de acordo com o tipo de cultivo, coleta, preparo e armazenamento das folhas. O chá branco é feito com a planta menos processada, conservando suas propriedades, como as substâncias antioxidantes. Assim como o chá verde, o chá branco é rico em polifenóis, em bioflavonóides e em catequinas. Contém também ácido fólico, potássio, manganês e vitaminas C, K, B1 e B2 e também acelera o metabolismo ajudando a eliminar gordura corporal.
 

Cultivo

Recomenda-se plantar em locais sombreados ou semi-sombreados, onde as temperaturas são mais amenas. Devemos manter uma umidade constante, mas devemos diminuir as regas no inverno. Não precisa de podas, somente é recomendada a retirada das flores secas. Podem ser reproduzidas por estacas, mas recomenda-se utilizar hormônios de crescimento.

Para fazer mudas de camélia é preciso esperar a primavera, quando a planta está crescendo.
Retirar pequenos ramos da ponta ou do meio e colocar para enraizar em substrato tipo areia ou casca de arroz carbonizada, mantidas úmidas e à sombra.
Os ramos da ponta produzem flores em 3 a 4 anos enquanto os do meio levam mais tempo.

 

® Mulher Virtual
Todos os direitos reservados.
www.mulhervirtual.com.br