.

 

Maquiagem certa para seu  tipo físico  e sua idade.
Loiras, morenas, ruivas, negras e orientais não devem usar a mesma maquiagem. Por quê? É que cada tom de pele e cabelo pede uma harmonia de cores diferentes. Assim, na hora de escolher a sombra, o blush e o batom, tome cuidado para comprar aqueles que vão valorizar o seu colorido natural. Veja agora o que é melhor para você. 

Loiras  Morenas 
Ruivas  Negras e Mulatas  Orientais 

Quem é loira, geralmente tem a pele bem clara. Para elas o segredo é não carregar muito nas tintas, senão, o resultado pode ser muito artificial. Aprenda a não errar o tom: 
* A base deve ser da mesma cor da pele. Essa história de querer ficar "bronzeada" com a maquiagem não dá certo. A não ser que você seja um expert em maquiagem. 
* O pó também não pode ser escuro. Os melhores são os bem claros, quase transparentes. 
* O blush serve apenas para deixar o rosto com um ar de saúde e não deve brigar com o tom natural da pele. Marrom, rosa suave e pêssego são as melhores cores para as loiras. 
* Nos olhos a dupla rosa e marrom também é a melhor pedida. Você também pode usar variações de bege na região próxima a sobrancelha, para iluminar o olhar. Cuidado com o lápis e o rímel: eles devem ser usados com suavidade, sem exageros, só para dar um realce a mais. 
* Quanto ao batom, você nunca vai errar se escolher uma cor de boca para usar durante o dia. À noite, vale ser mais ousada. A pele para os mais variados tons de rosa e ou até tente um vermelho nas ocasiões mais especiais. 

Quem faz parte desse time tem sorte. É que as morenas ficam bem com quase todas as cores. Quer ver só? 
* Na hora de escolher a base, a regra é a mesma: compre uma no tom exato da sua pele. 
* Quando o assunto é pó, use também um da cor da sua pele. 
* Chegou a vez do blush. Os melhores também são os rosados, os pêssegos e os marrons, que colorem sem brigar com o tom da pele. Você pode até usar um blush alaranjado, mas pegue leve na hora de aplicar: muito laranja vai deixar sua maquiagem meio artificial. 
* As sombras mais indicadas para usar durante o dia são as marrons e as bege. À noite dá para arriscar mais: combine esses tons com rosa, grafite, laranja e até mesmo dourado (mas fique ligada: esse último só para grandes produções). Lápis e delineador podem ser usados sem medo, pois vão dar mais profundidade ao seu olhar. 
* Nos lábios, tons alaranjados, acobreados e vermelhos são bem-vindos. As morenas também podem usar um batom rosa, mas os maquiadores recomendam reservar essa cor para a noite. 

Essas também fazem parte da turma da pele clara. E, na maioria das vezes, têm até sardas. Para combinas a maquiagem com esse pele delicada e o cabelo que chama a atenção, confira esses truques. 
* Na hora de preparar a pele, não brigue com suas sardas. Bases muito escuras até conseguem escondê-las, mas vão deixar a sua expressão pesada. Então, escolha uma mais clara e, de preferência, líquida, que vai apenas uniformizar a pele. 
* Pelo mesmo motivo, os pós mais claros também são a melhor opção. É ele que combina melhor com a suavidade da sua pele. 
* O blush em tons de marrom, pêssego ou ferrugem (usados com suavidade) são os mais indicados para as ruivas. Mas elas devem passar longe dos rosados, que brigam com a cor do cabelo. 
* Nos olhos os rosados são permitidos, mas só aqueles mais fechados, como o rosa antigo. No mais, fique os marrons, terra e bege. Assim como as loiras, as ruivas devem tomar cuidado com o lápis e o rímel que, em excesso, podem comprometer o resultado final. 
* Batons cor de boca, marrons e os marrons avermelhados realçam a beleza das ruivas. Vale investir também nos acobreados, principalmente se o cabelo puxar para esse tom. 

Para realçar peles naturalmente escuras, é preciso tomar alguns cuidados. Errar a cor da base ou do pó pode deixar o rosto com um tom acinzentado, dando um aspecto envelhecido e apagando o brilho da pele. O blush, o batom e a sombra também precisam ser escolhidos com carinho. Por isso, preste atenção: 
* As bases ideais são aquelas puxadas para o marrom escuro, já que esse é o tom mais próximo do natural. Nada de usar bege ou tons marrons avermelhados: eles não favorecem o seu tipo. 
* O pó também deve ser escuro. Lembre-se que este produto serve para tirar o brilho e uniformizar a maquiagem - e não para alterar a cor de sua pele. 
* Dê preferência aos blushs marrons ou puxados para o ferrugem, apenas um tom acima da cor da sua pele. Eles são os mais indicados para dar aquele toque de saúde e realçar os seus traços. 
* Para maquiar os olhos,escolha sombras em tons quentes (como as tonalidades de marrom), os grafite e algumas cores mais claras (como o bege e o amarelo) para iluminar a área próxima à sobrancelha. O dourado também pode ser usado, mas vale lembrar: só à noite, e mesmo assim em look de festa. Os olhos das negras e mulatas ganham mais charme com rímel e delineador, que não devem ser dispensados. 
* Quanto aos batons, mais uma vez fique com os marrons, sua cor chave. Os acobreados também caem bem e, se você quiser arriscar um vermelho, prefira sempre os mais fechados, puxados para o vinho. Para uma produção mais exótica, batons marrons com um toque de dourado podem funcionar. 

O segredo para esta maquiagem dar certo é ficar ligada na tom de pele - como ela costuma puxar para o amarelo,o truque é escolher as cores certas para ganhar em equilíbrio. Veja o que é bom para você: 
* A base pode ser clara ou pouquinho mais escura - isso vai depender do tom de pele, já que as orientais podem ser branquinhas ou até ser bem morenas. 
* O pó vai pelo mesmo caminho, ou seja, deve combinar com a base e com o tom da sua pele. 
* Optar pelos blushs marrons é a melhor pedida para as japonesas, coreanas e chinesas. Todas as variações desta cor ficam bem, desde que usadas sem exageros. 
* Bege, marrons e grafite são os tons de sombra mais indicados. Verdes e amarelos, por sua vez, devem ficar longe dos seus olhos - eles vão deixar a pele ainda mais amarelada. Lápis e delineador (só na pálpebra de cima, bem entendido) são fundamentais para deixar seus olhos mais expressivos. 
* Os batons vermelhos são perfeitos para as orientais, em todos os seus tons. Os marrons também podem causar um bom efeito mas, nesse caso, escolha os tons mais escuros ou aqueles puxados para o laranja. 

 
Adolescentes 20 anos 30 anos 40 anos 50 anos ou +
        

 Delicadeza é a palavra chave 
As adolescentes não devem exagerar na maquiagem, mas sim utilizá-la para realçar sua beleza natural. Um batom cor de boca é o suficiente para o dia, e os tons mais fortes devem ser reservados para produções de festa. O blush é dispensável - seu rosto já tem um belo colorido natural! A base deve ser líquida e o pó facial só deve ser usado em pequena quantidade, apenas para tirar o brilho da pele. Prefira as sombras suaves - use-as apenas para iluminar as pálpebras - e reserve o rímel e o delineador para a noite, para dar a seus olhos um toque de mistério. 

Beleza radical 
Se você está nesta faixa etária, pode se dar ao luxo de usar tudo ou quase nada. Dá para ousar uma maquiagem mais exótica - com olhos super delineados, sombras escuras e batom marrom fechado - ou simplesmente realçar os lábios com um batom cor de boca, passar uma leve camada de rímel nos cílios e um pouquinho de pó facial. 
Se você tiver marquinhas ou manchas na pele, pode usar uma base mais espessa sem susto para cobrir essas imperfeições. Mas lembre-se que a sua pele, nesta fase, é naturalmente bonita e cheia de vida: então, o mais indicado é apenas dar a ela uma ligeira uniformizada, efeito que pode ser obtido com uma base líquida e fluida. 

Sutileza e classe
Aqui a base é muito importante, e é fácil entender por quê. Além de uniformizar a pele, ela dá mais brilho e cor a ela, e assim seu rosto ganha mais energia. O corretivo também deve ser usado para disfarçar marcas de acne e manchas. Outro grande aliado da mulher de 30 é o blush: ele é quem vai dar aquele toque de saúde à face. Só tome cuidado para não exagerar na dose, pois o resultado pode ser o oposto - sua expressão vai ficar carregada demais. 
Na hora de realçar os olhos, prefira as sombras em tons neutros e, de preferência, opacas. O delineador pode ser usado aqui, para dar mais profundidade e deixar o olhar sedutor. E a boca também pode ganhar destaque com um batom em uma tonalidade profunda de vermelho ou vinho. Uma última dica: fazer o contorno dos lábios com um lápis especial para isso é aconselhável, tanto para definir os traços como para evitar que o batom escorra para fora. 

O truque é a cor 
Se a base já era fundamental aos 30, depois dos 40 ela passa a ser indispensável, isso porque a pele fica mais pálida e sem viço e isso deve ser disfarçado com um bom produto. Outra vez não dispense o corretivo, que serve para esconder qualquer mancha. Você também pode usar pó facial, mas com cuidado: o excesso pode marcar as rugas. 
Se quiser deixar sua pele ainda mais viva, confira um truque dos melhores maquiadores: usar dois tipos de blush,um em cor neutra (puxado para o marrom) e outro ligeiramente rosado por cima. Para o resultado ficar bem natural, dê apenas rápidas pinceladas do produto. 
Uma rega importante é evitar as sombras cintilantes: elas vão realças as rugas da região dos olhos, envelhecendo sua aparência. E se as suas sobrancelhas estiverem ficando mais finas ou com falhas, preencha as irregularidades com uma sombra da mesma cor dos pelos. 
E o batom? Todas as cores estão liberadas, mas anote mais duas dicas: os tons mais fechados (vinho, marrom escuro) podem deixar sua expressão mais séria, enquanto os batons cremosos e levemente cintilantes vão deixar os lábios mais cheios e sensuais. 

 - O blush está em alta 
Nesse caso, ele é o melhor amigo da mulher. Como as maçãs do rosto são a região que mais demora para ganhar rugas, devem ser destacadas nessa fase da vida. Mas não esqueça: o blush serve para dar apenas um toque de cor, e nunca deve ser carregado. 
Ao aplicar a base e o pó, lembre-se que apenas uma camada leve desses dois produtos já garante um bom efeito.O excesso, pelo contrário, vai marcar as rugas e deixar você com uma aparência envelhecida. Outro detalhe importantíssimo é sempre fazer o contorno dos lábios com um lápis apropriado: isso evita que o batom escorra e marque os vincos à volta dos lábios.